Pesquisar este blog
terça-feira, 6 de julho de 2010
O trabalho com projetos
O trabalho com projetos, considera o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento.
A escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia. O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa.
A idéia de projetos, de acordo com a professora Maria Elizabeth, está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades, atendendo as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada. “O projeto tem que está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. É uma atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema”.
Dessa forma, o projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa valorizar o que os alunos já sabem ou respeitar o que desejam aprender naquele momento.
Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". É fundamental que o professor saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
Beatriz
Assinar:
Postagens (Atom)